Ocorre todo sábado, de 17h às 18h, é aberto a quem quiser participar, não precisa se inscrever e não será cobrada presença.
Originalmente publicado em 1857, O Livro dos Espíritos marca o nascimento da Doutrina Espírita e inicia o conjunto de cinco publicações que formariam a Codificação Espírita organizada por Allan Kardec.
Considerado o Consolador Prometido por Jesus Cristo, o Espiritismo apresenta um novo caminho e a crença de que a vida continua após a morte.
O Livro dos Espíritos é texto fundamental para conhecer e estudar a Doutrina Espírita, traz 1.019 perguntas, sobre diversos temas, feitas por Kardec com as respectivas respostas dos companheiros espirituais, permitindo que possamos conhecer e entender inúmeras ações que nos acompanham diariamente.
Algumas das questões trabalhadas no Livro dos Espíritos são: O que é Deus? De onde viemos? Para onde vamos? Qual o propósito de nossas vidas na Terra?
O Livro dos Espíritos se divide em quatro volumes, seguindo uma tradição das obras filosóficas da época em que foi lançado. Cada um destes “livros menores” abarcam respectivamente os seguintes assuntos:
Das causas primárias: o primeiro volume do Livro dos Espíritos aborda as noções de divindade, da criação do Universo e seus elementos fundamentais.
Do mundo dos Espíritos: o segundo volume do Livro dos Espíritos analisa conceitos básicos e importantes noções e questões do mundo espiritual, como por exemplo: a existência dos espíritos e sua finalidade, o potencial de auto aperfeiçoamento dos espíritos, a pré e a pós-existência espiritual e as interações estabelecidas entre espírito e matéria.
Das leis morais: o terceiro volume do Livro dos Espíritos fala sobre a concepção das Leis de Ordem Moral, às quais está submetida toda e qualquer criação; algumas das temáticas abordadas por esses preceitos são: adoração, trabalho, reprodução, sociedade, progresso, igualdade, liberdade, justiça, amor e caridade.
Das esperanças e consolações – o quarto volume do Livro dos Espíritos pondera sobre o futuro do homem, o que acontece com sua alma após a morte e as alegrias e dificuldades que encontrará no além-túmulo.
Todo o valioso conhecimento contido no Livro dos Espíritos auxilia e facilita muito no entendimento de algumas questões morais e filosóficas outrora complexas, como por exemplo:
A existência de Deus, seus atributos e os princípios básicos da relação matéria-espírito.
A diversidade dos mundos habitados e a classificação dos espíritos em graus de evolução moral e intelectual.
A necessidade da encarnação e reencarnação para a evolução e progressão dos espíritos.
A autonomia da alma em relação ao corpo físico durante o sono e a pluralidade das existências materiais.
A vida dos espíritos, suas atividades e a intervenção deles no mundo terreno.
A mediunidade e as manifestações inteligentes dos espíritos.
As condutas certas e ideais a serem adotadas perante Deus e perante nossos semelhantes.
As aflições e alegrias dos espíritos durante suas vidas terrenas e espirituais.
No estudo fazemos a leitura de cada pergunta e resposta com comentários, questionamento e exemplos dados por todos os participante.
Não há prazo para concluir e, uma vez encerrando todas as questões, retornaremos ao início, pois trata-se de um estudo contínuo.